23 November 2013

Chamemos-lhe a História do Design e da Moda

A Maria Guedes é perita em fazer a arte do design de moda funcionar em perfeita harmonia com a arquitectura, urbanismo e as cidades, como já se viu aqui. É também perita em montar os melhores textos sobre o assunto. É por isso que com este post the bell rings! Não resisto em não partilhar, na verdade, o primeiro parágrafo resume tudo o que há para dizer sobre este assunto por si só, tão bem escrito que só lamento não ter sido eu a escreve-lo, mas depois ainda há a história de Charlotte Perriand lá mais para o fim...

Gosto de produtos de luxo; definitivamente não pelo estatuto, poder ou falsa superioridade que estes objectos podem sugerir mas decididamente pela construção, pelos materiais, pelos pormenores e pelos acabamentos. Coisas que uma pessoa como eu acha interessante (cada um com as suas, não?). Coisas que me levam a museus só para ver de perto e eventualmente tocar ou 'respirar' criações que exigiam tempo e sabedoria, que obedeciam a um processo artesanal e que indiscutivelmente representavam uma ideia original. Coisas que são mais ou menos como história da arte para mim, só que em vez disso chamam-se História do Design e da Moda (acho eu). Coisas que ainda se confeccionam hoje em dia. 


Esta clutch XXL faz parte da colecção Charlotte Perriand, uma arquitecta, designer, urbanista e fotógrafa que definiu o seu estilo minimalista nos anos 40 - um primeiro passo para o que é tão desejado hoje? - e descreveu-o genialmente da seguinte forma:

A new way of living awaited me there: work, leisure, discovery, representation. I had made up my wardrobe with interchangeable 'modules', as in my investigations of standartization: four skirts, long or short, for the lower body and sweaters, blouses and bustiers for the top, all of which combined to give me at least 16 possibilities. By adding scarves, stoles, atypical jewels and gloves, I achieved wide variety with a great deal of surprise and fantasy - always similar but never the same.

Há definição mais prática, económica e funcional de estilo?! Há maneira mais interessante de pôr a criatividade a funcionar do que reduzir as possibilidades - a oferta?


 A Louis Vuitton além de homenagear a estética e a personalidade Charlotte Perriand através da colecção icônes - agora nas lojas - tirou também do papel um dos seus nunca-concretizados-projectos de arquitectura e design.




Photos & source: Stylista & NY Times

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...